Estreias

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Crítica - 'Perdido em Marte'


    Não é um ‘Alien – O Oitavo Passageiro’ ou 'Blade Runner - O caçador de Androides', mas Ridley Scott está de volta entregando mais um filme espetacular, 'Perdido em Marte (The Martian)'. Dessa vez Scott trabalhou com nomes fortíssimos em seu vasto elenco entregando o humor na ficção cientifica e propondo enaltecer a inteligencia e engenhosidade humana. 
     
  Sem aquela concentração, intensidade de ‘Gravidade’ ou os princípios complexos em ‘Interestelar’, ‘Perdido em Marte’ é mais tangível, seu ritmo é brando e consegue arrancar boas risadas do espectador, muito disso por conta da ótima interpretação de Matt Demon.  Scott volta acertando em cheio em medidas de entretenimento.        
 

 Adaptado do livro homônimo de Andy Weir de mesmo nome (‘The Martian’), uma equipe de astronauta liderada pela comandante Mellisa Lewis (Jessica Chastain) é enviada para uma missão em Marte. Após uma inesperada tempestade, um membro da sua tripulação, Mark Watney (Matt Damon) é atingido e deixado para trás pela sua equipe dado como morto. Porém ele sobrevive e busca maneiras para manter vivo durante os anos necessários para a NASA enviar um resgate.                
 
 O botânico Mark utiliza todos os seus conhecimentos para sobreviver no ambiente mais hostil do universo. Dividido em três segmentos, o filme foca nos métodos de sobrevivência e descobertas de Mark no planeta vermelho e tentando entrar em contato com a Terra ao mesmo tempo desenvolve diálogos com as câmeras na aeronave, o que torna o longa divertido e dinâmico. O outro nos remete as desavenças e os planos emergentes pela NASA para o resgate do querido botânico. E o terceiro segmento envolve a tripulação original de Mark – composta por grandes nomes como Jessica Chastain, Michael Peña, Kate Mara, Sebastian Stan e Aksel Hennie.                           

 Todos esses diferentes ambientes são equilibrados durante os 141 minutos com cada um tendo sua importância. Porém o filme apresentou muitos personagens e apesar do elenco competente, muitos talentos são desperdiçados e poucos agregam a trama. Dos coadjuvantes Jeff Daniels e Chiwetel Ejiofor estão ótimos e Damon sempre carismático e enxergando o lado positivo com um excelente humor mesmo nos momentos mais tensos (que são poucos para uma pessoa sozinha em Marte). O filme também conta com Sean Bean, Kristen Wiig, Donald Glover, Mackenzie Davis.

  Scott consegue envolver o espectador ao longo dos 141 minutos trazendo um filme leve, com um ótimo momento de pura tensão no momento final, uma belíssima fotografia perfeitamente associado aos efeitos visuais e a boa utilização do 3D para dar maior profundidade de campo (porém o 3D não é necessário). Com um ótimo humor de um ator carismático - Damon engrandece, Scott sentiu se em casa e ‘Perdido em Marte’ abre caminhos para explorar os proveitos da ciência. 


NOTA: 8,3


Nenhum comentário:

Postar um comentário